Rede Liberdade

Liberalismo

O liberalismo é um sistema de pensamento filosófico e político, tendo como princípios fundamentais a liberdade, a igualdade perante a lei e o princípio de representação de quem é governado, junto das instâncias do poder. Herdando princípios da matriz cultural europeia, o liberalismo é um produto do Iluminismo dos séculos XVII e XVIII. As revoluções inglesa (1688), americana (1776) e francesa (1789), cada uma à sua maneira, alegaram princípios liberais para justificar os respetivos movimentos e ideias.

Ao longo do século XX, as ideias liberais tornaram-se estreitamente associadas à ideia de democracia parlamentar e aos princípios de mercado livre, liberdade de imprensa e direitos humanos, por oposição aos regimes totalitários (fascismo e comunismo).

Liberalismo Social

17 Nov 2021

Dois séculos após o Iluminismo, há correntes de opinião diferentes a reclamar-se como liberais ou herdeiras do liberalismo. O liberalismo social é a corrente mais progressista do liberalismo, sendo frequentemente oposta ao chamado liberalismo clássico, não sendo tão avessa a níveis limitados de intervenção do Estado na sociedade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

14 Oct 2021

A ideia de um conjunto de direitos humanos básicos aplicáveis ao conjunto da Humanidade é um dos legados mais fortes e simbólicos do liberalismo de inspiração iluminista. Apesar de todas as resistências vindos dos mais diversos quadrantes culturais, civilizacionais e políticos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos mantém imensa influência.

A implantação do liberalismo em Portugal

12 Sep 2021

O liberalismo foi implantado em Portugal na sequência de um longo conflito civil, cujas raízes remontam à Revolução Liberal de 1820 e que culminou na Guerra Civil entre Absolutistas e Constitucionalistas. A guerra terminou em 1834 com a vitória dos liberais, chefiados pelo Rei D. Pedro IV.